domingo, 8 de novembro de 2009

A Teresópolis inglesa


A notória vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e com a transferência do aparato político e econômico para o Rio de Janeiro foi um marco na História do Brasil. Os tratados firmados entre Portugal e a Inglaterra, apesar de desiguais e vantajosos para os britânicos, impulsionaram a economia e o urbanismo na corte do Rio de Janeiro. Muitos súditos britânicos aportaram no Brasil e principalmente na capital fluminense. George March foi um deles. Comerciante bem sucedido e influente ca corte do Rio de Janeiro, tinha uma das mais belas casas na enseada de Botafogo (*).

George March adquiri por sesmarias terras na região da serra dos órgãos chamada Santo Antônio do Paquequer, hoje município de Teresópolis no estado do Rio de Janeiro, vastas terras em que irá construir uma grande casa e diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiros e frutas, criação de cavalos e cabras, aluguel de casas, hotelaria. Apesar da política de patrulamento e proibição do tráfego negreiro pela Grã-bretanha, este súdito inglês, assim como muitos no Brasil, possuia escravos em sua fazenda-modelo.

George March impulsionou e incentivou a subida à serra dos órgãos e o incremento econômico e povoamento da futura cidade de Teresópolis. Certamente o colonizador da cidade. Outros ingleses subiram à serra fugindo do calor escaldante da corte do Rio de Janeiro. Através de cobrança de alugueres de suas casas construídas ao redor da fazenda-modelo, George March incentiva e torna-se um pioneiro do veraneio. Outros ingleses irão fixar e comprar terras na região(**), influenciados por George March.

Com seu clima ameno a agradável nos verões, floresta exuberante e linda vista da serra dos órgãos, Teresópolis pode se intitular como a cidade colonizada e incrementada por ingleses. Mas o mais importante foi surgimento de uma região abastecedora hortigranjeiros e frutas para a corte no passado até os nossos dias. Prática iniciada pelo súdito inglês George March.


(*) Gilberto Freyre "Ingleses no Brasil"

(**) Gilberto Ferrez "Colonização de Teresópolis"
Imagem acima da casa de George March de 1838 por William Gore Ouseley.


Nenhum comentário:

Postar um comentário